Programa Brother UFLA


O programaInscriçãoAtividadesVantagensApoioStudent and Research GuideVídeoDúvidasContato

1

Sobre o Brother UFLA 


É um programa criado pela Diretoria de Relações Internacionais da UFLA, com o objetivo de integrar os estudantes estrangeiros à comunidade universitária e oferecer aos estudantes da UFLA a oportunidade de uma nova experiência internacional sem sair do País.

O que é um Brother UFLA?


O programa prevê a seleção de um estudante de graduação ou pós-graduação regularmente matriculado na UFLA que, voluntariamente, torna-se um tutor do estudante estrangeiro na Instituição, colaborando na recepção e acompanhamento do intercambista durante sua estadia no Brasil.  

cantina

Como se tornar um Brother UFLA?


Para se cadastrar no “Programa Brother UFLA”, os interessados devem responder ao formulário específico disponível na sede da DRI (Prédio Reitoria) ou fazer a inscrição on-line por meio de questionário do Google Docs.

As inscrições devem ser realizadas dentro dos prazos estabelecidos nos editais divulgados a cada semestre.

Ao se cadastrar, o estudante responderá a um questionário para definição de seu perfil, que será disponibilizado em um banco de dados do programa. Caberá a DRI indicar o Brother UFLA para cada intercambista. Ao ser selecionado como Brother UFLA, o estudante passará a fazer parte de um grupo no facebook e receberá a orientação necessária para a realização de suas atividades.

Ao optar pela participação no Programa, o intercambista receberá em seu e-mail, os dados do estudante – Brother UFLA, com as devidas informações de contato. O intercambista deverá aguardar o contato do Brother UFLA.

cabecalho-ufla4

O que o Brother UFLA deve fazer?


  • Recepcionar ou encontrar maneiras de orientar o intercambista a se localizar na cidade e a encontrar seu destino (moradia temporária ou definitiva).
  • Auxiliar o intercambista na busca por moradia, aproveitando o conhecimento do Brother UFLA sobre os lugares mais indicados para se morar, levando em conta preços e outros fatores como segurança e praticidade.
  • Auxiliar o intercambista no processo de registro na Polícia Federal e demais órgãos. O Brother UFLA deverá orientar o intercambista na questão da documentação, uma vez que o site da Polícia Federal está disponível apenas em português.
  • Auxiliar o intercambista em questões acadêmicas e rotinas da Instituição: como disciplinas, bibliotecas, restaurante universitário, centros acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes (DCE), núcleos de estudos, cursos extracurriculares, esportes, wi-fi, xerox, circular,  etc…
  • Auxiliar o estrangeiro com a língua portuguesa. Normalmente, o intercambista também quer aprimorar o conhecimento do idioma.
  • Auxiliar o intercambista em questões práticas de vivência na cidade de Lavras, orientando-o sobre o transporte público, rotina dos bancos, Correios, compras. Incentivá-lo e, quando possível, acompanhá-lo em eventos culturais: cinemas, exposições, teatros, festas, entre outros. As atividades de integração são fundamentais para a troca de experiências e para o aprendizado proposto no Programa.

3

Quais são as vantagens de se ser um Brother UFLA?


A Universidade Federal de Lavras está envidando esforços para desenvolver um amplo programa de internacionalização e, aproveitando os incentivos do Programa Ciência sem Fronteiras e de outros programas de mobilidade discente e docente, tem recebido muitos estrangeiros na Instituição.

O objetivo do programa Brother UFLA é oferecer uma experiência internacional aos estudantes, mesmo estando em Lavras, com a rotina acadêmica da Universidade. A ideia é que o estudante pratique outros idiomas, faça novas amizades, conheça outras culturas, amplie a rede de contatos para potenciais pesquisas com estudantes de universidades estrangeiras e, especialmente, tenha uma experiência memorável durante sua permanência na UFLA.

cabecalho-ufla14

Qual será o apoio da DRI no programa?


O estudante da UFLA que for selecionado para o Programa será registrado na Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e receberá a orientação necessária para a realização de suas atividades e apoio institucional.

Vale destacar que nem a UFLA, nem a DRI, arcarão com despesas decorrentes das atividades, sendo a participação no Programa estritamente voluntária. Caberá à DRI facilitar o encontro entre o Brother UFLA e o intercambista, além de dar o suporte básico, como sala de apoio e material impresso e digital.

cantina

Em breve…

cabecalho-ufla12

Quem escolhe os intercambistas, o Brother UFLA ou a DRI ?


A partir do perfil de cada estudante, a DRI fará a seleção do intercambista e vai sugerir o contato ao estudante.  Ao se cadastrar, o estudante poderá sinalizar preferências de idiomas e perfil de intercambista de sua preferência.

Posso orientar mais de um intercambista?


O Brother UFLA pode se vincular a até dois intercambistas. Porém, esta seleção dependerá do número de estudantes cadastrados e a demanda do Programa.  

Com quem posso tirar dúvidas?


Com a equipe da DRI pelo Tel.: (35) 3829-1858 ou e-mail dri@dri.ufla.br

cabecalho-ufla14

Entre em contato com a Diretoria de Relações Internacionais

Tel.: (35) 3829-1858
E-mail dri@dri.ufla.br