Atividade Acadêmica Internacional – Graduação

Atividade Acadêmica Internacional

 São consideradas Atividades Acadêmicas Internacionais (AAI) aquelas descritas na Resolução CEPE que estabelece as normais gerais para o ensino de graduação e no Regimento Geral da UFLA, desde que realizadas em país estrangeiro e observados os trâmites da Resolução CEPE N°121, de 14/05/2014, que regulamente a AAI.

 O processo é composto de três etapas:

 1-     Autorização:

A solicitação de autorização para cursar atividades acadêmicas internacionais deverá ser feita com no mínimo 15 (quinze) dias úteis de antecedência à data de início desta atividade por meio de documentos específicos disponíveis em www.dri.ufla.br na opção “Atividade Acadêmica Internacional”. O estudante deve entregar na DRI os seguintes documentos: 

  • Solicitação de autorização de atividade acadêmica internacional – formulário preenchido no SIG
    • Instruções para preenchimento do formulário no SIG: acessar o link disponível no SIG para Atividade Acadêmica Internacional e cadastrar uma solicitação. Retornar às solicitações e “clicar” em “enviar“. Retornar às solicitações e imprimir.
  • Plano de estágio, em caso de realização de estágios
  • Plano de estudos, em caso de realização de estudos
  • Cópia da apólice de seguro
  • Comprovante de aceite da instituição de ensino ou da empresa concedente do estágio
  • Se o estágio não estiver inserido no Programa Ciência sem Fronteiras e se a empresa ou a universidade concedente do estágio não tiver acordo formal com a UFLA, além da carta de aceite da instituição de destino, deve ser entregue o Termo de Compromisso preenchido com a assinatura do responsável pela empresa ou universidade concedente.

Os estudantes matriculados em disciplinas devem ainda solicitar o cancelamento destas disciplinas ou o regime acadêmico diferenciado (RAD) para cursá-las conforme descrito na Resolução CEPE 153/2014 sendo para isso necessário os seguintes documentos:

  • Cópia do horário escolar
  • Solicitação de cancelamento de disciplinas ou RAD
  • Autorização do professor para cada disciplina no caso de solicitação do RAD

Toda a documentação acima deve ser entregue na DRI que irá encaminhar o processo à Secretaria dos Colegiados de Cursos de Graduação (SCCG) para análise e parecer do coordenador que poderá indicar um orientador para acompanhamento da AAI se for requisito legal ou julgue necessário.

É de única e exclusiva responsabilidade do estudante acompanhar o deferimento ou não de sua solicitação devendo providenciar a regularização de sua matrícula no caso de indeferimento. 

Observações sobre o RAD: Antes de sua saída os estudantes poderão optar pelo cancelamento de uma ou mais disciplinas através de formulário específico ou solicitar o Regime Acadêmico Diferenciado (RAD) para as disciplinas em que as avaliações da disciplina sejam realizadas de forma prioritariamente presenciais, ou seja, as avaliações presenciais deverão integrar mais de 50% dos pontos do semestre, antes da saída do discente, e isto deverá ser observado na negociação entre os docentes e discentes no tocante à atribuição dos pontos para as avaliações não presenciais. Para solicitar o RAD o estudante deve procurar o professor de cada disciplina para estabelecer junto a ele o Plano de Estudos para o período de regime acadêmico diferenciado. O plano de estudos, os critérios, as formas de avaliação e os prazos de execução da disciplina devem ser formalizados em documento padrão disponível no sítio da DRI. Ressaltamos ainda que os prazos estabelecidos entre docente e discente deverão estar em consonância com os prazos estabelecidos no calendário escolar dos cursos de graduação do período letivo em que o estudante efetivar sua saída e o abono de faltas é lançado para o período em que o estudante estiver comprovadamente cursando a atividade. Para informações mais completas veja a Resolução CEPE N°153/2014 disponível na página da PRG e DRI.

2-     Renovação: (NOVOS PROCEDIMENTOS!)

O estudante deve renovar sua matrícula em AAI no início de cada período letivo em que ainda estiver fora do país.  São permitidos no máximo 4 (quatro) períodos letivos com situação de matrícula em AAI, assim, após a autorização o estudante pode solicitar até 3 (três) renovações subsequentes. É importante destacar que o período letivo em o discente estiver matriculado em AAI será computado para contagem do tempo de integralização curricular.  A solicitação de renovação deve ser feita através do SIG:

a)     O estudante deve solicitar a Renovação de matrícula em AAI no SIG no período estabelecido em calendário escolar para matrícula.

b)    Após selecionar “Atividade Acadêmica Internacional” no SIG, o discente redigirá o seu Relatório Parcial no próprio sistema, que agora conta com um espaço para isso. Após finalizar os procedimentos, o seu Relatório Parcial seguirá automaticamente para coordenação do seu curso, que o avaliará.

 3-     Encerramento: 

O encerramento da AAI dar-se-á com a finalização das atividades desenvolvidas pelo discente no exterior ou conforme previsto no Art. 2 e no §7º do Art. 5 da Resolução CEPE n°121, de 14/05/2014. Caberá ao discente solicitar o encerramento da AAI junto à DRI após o seu retorno ao Brasil ou após a situação prevista no §7º do Art. 5 da Resolução supracitada, com apresentação dos seguintes documentos:

 a)     Relatório Final (MODELO) das atividades devidamente preenchido e assinado, cópia das passagens aéreas de retorno e cópia de um certificado (ou histórico escolar) da instituição estrangeira.

b)    Nos casos em que foram cursadas disciplinas apresentar também histórico e ementas onde conste as disciplinas cursadas (oficial original e cópia) e o requerimento de aproveitamento de créditos disponível na página da PRG na opção “Formulários”.

c)     Nos casos em que foram desenvolvidas outras atividades acadêmico-científico-culturais deverá ser apresentado comprovante de conclusão das atividades (oficial original e tradução juramentada) ou FORMULÁRIO V específico disponibilizado no sítio da DRI e o requerimento de aproveitamento de atividades.

Resoluções do CEPE