Procedimentos na Polícia Federal

Todo estrangeiro que entra no país com o visto deve fazer o Registro Nacional Migratório (RNM).

O Registro Nacional Migratório (RNM) é o número do registro alfanumérico aposto na Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM). Decorrente da identificação de cada estrangeiro por meio de suas informações pessoais e impressões digitais.

A Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) é o documento físico de identificação de estrangeiros registrados no Brasil e é válido em todo o território nacional.

O processo para registro, emissão/renovação da Carteira de Registro Nacional Migratório deverá ser feito pessoalmente,  na unidade da Polícia Federal em que haja atendimento a imigrantes da circunscrição onde esteja domiciliado o requerente. No caso dos residentes em Lavras (MG), o atendimento é realizado pela Delegacia de Polícia Federal em Varginha/MG/DPF.

O estrangeiro deve realizar o registro na Polícia Federal em até 90 dias após a entrada dele no país. A informação sobre o prazo para registro vem especificada no próprio visto.

No momento do registro, a Polícia Federal definirá o prazo de estada do estrangeiro. Este prazo corresponde a validade da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM). O estrangeiro que for permanecer mais tempo no país deve solicitar a prorrogação deste prazo antes da data de vencimento da CRNM. O pedido de prorrogação do prazo deve ser iniciado a partir de 3 meses antes do vencimento da da CRNM.